Depósito Verde : Você Preservando os Rios e a Floresta Amazônica

O Problema

As garrafas PET e as latas de aluminio, utilizadas nos refrigerantes, sucos, areossóis e outras utilidades, tem objetivo de ajudar a manter determinados líquidos guardados em um recipiente seguro, que não apresenta tanto risco de quebrar durante o transporte ou armazenamento. Contudo, existem diversos problemas, ao não se descartar no meio ambiente em vez de as encaminhar para a coleta seletiva.

Esse descarte incorreto pode causar sérios problemas ao meio ambiente e seres humanos:

  • A PET demora mais de 400 anos para se decompor, transformando-se em microplásticos, podendo causar mortes de animais que vivem nas rios, lagos e mares, ao comerem, reduzindo a biodiversidade.
  • Plásticos e latas aumentam o lixo nos aterros, pois otempo de decomposição deste material é muito longo, aumentam a quantidade de lixo nos aterros sanitários
  • As latas, sejam de aluminío ou aço, durante sua retirada da natureza, causam grandes estragos no meio ambiente, deixando resíduos tóxicos, e liberando gases tóxicos durante a sua fundição

Como você pode perceber, uma garrafa PET leva muitos anos para se decompor e, até que isso aconteça, ela pode causar vários danos aos animais e às pessoas. Por isso, é fundamental encontrar formas de reutilizar ou reciclar as garrafas PET ou sempre tomar o cuidado de descartá-las no lixo reciclável, de modo a garantir que elas sejam devidamente encaminhadas sem causar prejuízos ao meio ambiente.
Assim, também as latas, que precisam do material retirado da natureza, na sua extração, causam sérios danos ao meio ambiente, pois deixam resíduos que contaminam o solo, desmatam aréas de florestas, poluem os rios, e podem causar deslizamentos de material para comunidades próximas.
A coleta seletiva e reciclagem podem diminuir os danos causados por esses dois elementos.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/5-problemas-causados-pelas-garrafas-pet-que-evidenciam-importancia-da-reciclagem/
Fonte: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/reciclagem-de-latas:-entenda-sua-importancia-e-saiba-como-fazer

Coleta Seletiva

Atualmente há uma maior preocupação em relação ao meio ambiente e isso tem ajudado na destinação correta dos materiais recicláveis, e, eventualmente tem surgido leis municipais que determinam a coleta seletiva em edifícios, indústrias e estabelecimentos comerciais. Existem no mercado diversos modelos de coletores de recicláveis para atender a diversos ambientes, utilizando um sistema de cores para cada resíduo: verde (vidros), amarelo (metais), vermelho (plásticos) e azul (papéis).
A coleta seletiva foi definida na Lei Federal nº 12.305/2010, ao qual instaurou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, devendo ser implementada por municípios como forma de encaminhar as ações destinadas ao atendimento do principio da hierarquia na gestão de resíduos.

A maior parte dos municípios realiza a coleta de porta em porta (88%), crescem as alternativa de recolhimento por meio outros meios:

  • Postos de Entrega Voluntária (PEVs), onde a população deixa resíduos recicláveis.
  • Cooperativas de catadores contratadas para a coleta seletiva municipal, alternativa já adotada por mais da metade das cidades que oferecem o serviço.
  • Empresas especializadas, que coletam o lixo já separado

Outras alternativas, são novas propostas que visam estimular o consumo consciente, reduzindo o lixo doméstico, pois se a sociedade passasse a produzir menos lixo, separasse-o antes de coloca-lo na rua, vendo ser reutilizado, reciclando ou compostando, os efeitos e as economias seriam incalculáveis.

Fonte: https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=2284

Nossa proposta

As ações da Depósito Verde tem como proposta ajudar ao meio ambiente, reduzindo a poluição dos rios, lagos, floresta e espaços urbanos, sonhando com um futuro melhor para a sociedade, baseando-se em 6 pilares:

Missão

Colaborar para a redução da poluição dos rios, lagos, e espaços urbanos

Princípios

Faz parte dos nossos princípios, que ao oferecer uma coletora inteligente, sonhar com um presente e um futuro melhor para a sociedade

Metodologia de Gamificação

Nossa metodologia de gamificação visa, ao oferecer descontos e prêmios através dos nossos parceiros

Incentivar coleta seletiva

Incentivar a coleta seletiva de resíduos sólidos doméstico (pet, lata e tampinhas) através de nossa plataforma

Reconhecer o trabalho dos catadores de resíduos sólidos

Aalém de reduzir a poluição, ainda oferecer dignidade, premiando e bonificando, quem já trabalha com a coleta de material reciclável.

Educar para criar uma cultura sustentável

Criar uma cultura de coleta seletiva na sociedade como um todo, com inovação e atitudes inteligentes.

Venha fazer parte dessa ação do bem, contribuindo para um futuro melhor para todos nós!

Buscamos integrar em nossa plataforma: empresas do PIM, comércio atacadista e varejista, Postos de combustíveis, Farmácias, Órgãos governamentais e demais interessados na questão ambiental.

Contate-nos!

Você pode colaborar baixando e se cadastrando no aplicativo Depósito Verde para Android, que está em fase final de testes. Em breve, também estará disponível para plataforma IOS.

Em paralelo, estamos desenvolvendo outras plataformas e serviços referente à coleta e descarte de materiais sólidos

  • Coleta e reciclagem de papéis
  • Coleta e reciclagem de vidros
  • Coleta e reciclagem de caixas longa vida
  • Descartes de medicamentos
  • Compensação de Crédito de Carbono

Coleta seletiva e reciclagem em números

fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/dados-sobre-a-reciclagem-no-brasil/

Cerca de 10%

dos resíduos gerados nas cidades brasileiras são reciclados

R$12 bilhões

o setor de reciclagem movimenta anualmente

R$ 8 bilhões

por ano são perdidos, por que muitos materiais não são reciclados

Apenas 18%

da população têm acesso aos programas municipais de coleta seletiva

Equipe

A Depósito verde é formada por diversos profissionais, diversificando as áreas de competência, sendo os membros fundadores da startup:

Paulo César

CEO da Depósito Verde

Carlos Emanuel

Engenheiro de Hardware & Software

Djanildes Antunes

Analista de Sistemas

Felipe Correa

Engenheiro de Hardware & Software

Mundo

Os números nacionais e globais a respeito da produção, consumo e descarte incorreto do plástico só crescem. Mas será mesmo ele o vilão da história? Mudança de comportamento das pessoas e da indústria pode ser a solução para a crise do plástico. E ela precisa acontecer agora!

fonte: https://repense.eco.br/ate-2025-a-producao-mundial-de-plastico-aumentara-50-e-eu-com-isso/

Até 2025

Até 2025, a produção mundial de plástico aumentará 50%. “E eu com isso?"

80%

Estudos apontam que 80% do plástico dos oceanos foi descartado no continente e que 91% do plástico utilizado no mundo ainda não é reciclado.

2050

Se as tendências atuais continuarem, até 2050 nossos oceanos terão mais plástico do que peixes

Perguntas e Respostas

Esclarecemos algumas dúvidas comuns sobre a coleta seletiva, reciclagem e nossa plataforma

  • Todo o plástico é reciclável

    Alguns tipos de plásticops, como embalagens metalizadas, adesivos e papel celofane não são recicláveis, e por isso, não podem ser descartadas na coleta seletiva. Contudo, já existem estudos para viabilizar a transformação desses tipos de plásticos, seja em energia ou em novos produtos.

    fonte: https://www.ecycle.com.br/plasticos-nao-reciclaveis/

  • O lacre da latinha de alumínio não deve ser separado da lata. Isso porque ele é constituído por uma composição pobre em alumínio; e sua reciclagem rende mais quando ele está anexado à lata, que é mais rica em alumínio. Por esse mesmo motivo ele é desenvolvido para ficar grudado à lata.

    fonte: https://www.ecycle.com.br/lacre-de-latinha/

  • No momento estamos recebendo apenas a coleta de garrafas pet, latinhas de aluminio e tampinhas de garrafas pet. Estamos na fase de análise e desenvolvimento de outros de tipos de coletoras para outros materiais como vidro, papéis, etc.

 

Contato

Estamos aguardando seu contato, para juntos, transformamos nossa o planeta Terra e nossa Amazônia, mais habitáveis com sustentabilidade!

Localização:

Rua Diamante quadra O n°3 Cj. Manauense. Manaus CEP:69.053-700, N.Sra. das Graças

Telefone:

+55 (92) 98112-8190

Loading
Your message has been sent. Thank you!